Aos 4 anos, a criança já pode se vestir e tomar banho sozinha

A alimentação é muito importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida como parte das atividades de educação nutricional

naom_562ba6c1483b2Chegando aos 4 anos, seu filho já percebe que a interação social pode ser agradável e produz experiências mais ricas. Suas habilidades físicas e motoras estão mais definidas. Ele já se comunica e interage de formas diversas com adultos e outras crianças. Com mais desenvoltura, ele faz brincadeiras mais ousadas ao ar livre. Mostra mais curiosidade em relação ao meio ambiente e aos animais.
De acordo com o site Conversando com o Pediatra, o ambiente continua exercendo papel essencial para o bom desenvolvimento de seu filho. É hora de começar a ensiná-lo a se vestir sozinho, lavar o rosto e as mãos, usar o banheiro, alimentar-se e até a tomar banho. A alimentação é muito importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida como parte das atividades de educação nutricional. A interação com o(a) nutricionista da creche é fundamental para formar bons hábitos alimentares. Como a criança está mais autônoma e exploradora, é importante garantir sua segurança, não descuidando da supervisão por um adulto. Escadas dever estar protegidas com portões e as janelas com grades ou telas. Se tiver piscina, que tenha acesso restrito, com portão trancado a chave. Também deve ser evitado o acesso de crianças a certas dependências da como a cozinha e depósito de produtos de limpeza. Se seu filho já estiver na creche, é importante garantir que sejam oferecidas atividades complementares às ações da família, visando ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Os ambientes devem ser arejados, bem iluminados, higiênicos, seguros e adequados ao estímulo das crianças, com brinquedos de vários tipos, carrinhos, bolas, bonecos, jogos de encaixe, quebra-cabeças e jogos de relações entre imagens e cores. Devido ao domínio maior dos movimentos, ficam mais divertidas as atividades coletivas, como brincadeiras ao ar livre, corridas, saltos e exploração do ambiente. Alguns esportes já podem ser iniciados, como dança, capoeira e natação. Aos 4 anos, as crianças progridem também nas atividades artísticas, pintando, desenhando, recortando e colando com mais desenvoltura. Outras atividades que não podem faltar: música, leitura de histórias, cantigas e atividades que explorem o interesse pelo meio ambiente (animais, plantas, pessoas e suas obras). As atividades de reconhecimento do nome, chamada, escrita do próprio nome e dos colegas costumam começar por essa época. Não leve seu filho doente para a creche sem antes consultar o pediatra. Se ele estiver sendo medicado, prefira administrar os remédios em casa. Se for necessário dar alguma dose na creche, oriente a responsável pela criança e leve junto a receita médica e a bula do medicamento. Mantenha as vacinas em dia e sempre que seu filho receber uma dose, informe à creche para que eles acompanhem a reação do bebê. Lembre-se da dose anual da vacina contra a gripe (Influenza). Participe sempre das reuniões da instituição, para acompanhar o desenvolvimento das crianças, para opinar e conhecer o trabalho pedagógico. Com informações do Portal EBC.

No Banner to display

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*